Em No Rancho Fundo, Zefa Leonel (Andrea Beltrão) passará por um grande sufoco em meio aos problemas envolvendo sua família, suas terras e questões financeiras. Diante de uma batalha judicial sobre os limites das terras onde fica a Gruta Azul, a mocinha se verá obrigada a pedir ajuda financeira à Quinota (Larissa Bocchino).
A situação da matriarca dos Leonel piora quando Ariosto (Eduardo Moscovis) entra em cena para cobrar uma dívida enorme, alegando que a família quebrou o contrato relacionado à exploração da Gruta Azul. Ele ameaça exigir uma compensação financeira astronômica, deixando Zefa em uma posição muito delicada.
Podendo perder parte significativa das suas terras e ainda ter que arcar com uma quantia exorbitante para Ariosto, a mulher percebe que suas opções estão se esgotando. Acontece que, ao longo da trama, Zefa tomou uma decisão importante para evitar conflitos futuros entre seus filhos e decidiu antecipar a divisão da sua fortuna, permitindo que cada um deles usasse o dinheiro da maneira que achasse mais conveniente.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de No Rancho Fundo
Quinota, por exemplo, aproveitou a oportunidade para investir no restaurante administrado por sua amiga Caridade (Clara Moneke), e decidiu alugar uma casa para morar sozinha. Essa decisão, no entanto, fez com que as economias de Zefa se esvaziasse, e agora, ela vai se vê obrigada a pedir ajuda à filha. Quinota, no entanto, não pensará duas vezes, e comovida com a situação, decidirá ajudar a mãe.
Livremente inspirada na peça A Capital Federal, de autoria de Artur Azevedo, No Rancho Fundo é escrita por Mário Teixeira, com a direção geral de Pedro Brenelli e direção artística de Allan Fiterman, e tem no elenco principal nomes como os de Larissa Bocchino, Túlio Starling, Andréa Beltrão, Alexandre Nero, José Loreto, Luisa Arraes, Débora Bloch e Eduardo Moscovis.