Exibida em 2001, Porto dos Milagres foi a última novela com tema realismo fantástico dos autores Aguinaldo Silva e Ricardo Linhares, que escreveram juntos Tieta e A Indomada, por exemplo. Agora, a história volta ao ar no Viva, na faixa das 15h30.
E após perceberem que o tema da novela já não agradava mais como antes, ambos decidiram aposentar o estilo por algum tempo. Só em 2018 que o tema voltou ao ar, com O Sétimo Guardião, escrita apenas por Aguinaldo.
E foi o próprio Aguinaldo que revelou no passado que a novela de 2001 não foi nada feliz. “‘Porto dos Milagres’ foi uma novela bastante traumática para mim. Sabe essa coisa de diretor que não sabe fazer? Pois é. Depois de ‘Porto’, pensei até em não escrever mais novelas. Virei para a Globo e disse: ‘Estou de saco cheio, não quero mais'”, disse Silva ao livro “A seguir, cenas do próximo capítulo”.
Veja também: Série Bem-Aventurados vai substituir Coração Esmeralda na TV Aparecida
Aguinaldo ainda reconheceu: “Eu estava realmente em crise. Eu achei que ‘Porto dos Milagres’ era uma repetição de todas as novelas que eu já tinha feito”.
Coautor da trama, Ricardo Linhares opinou: “Começamos a sentir que as pessoas já não queriam mais viajar naquela fuga da realidade que oferecíamos com o realismo mágico, com a exacerbação do real. Elas estavam começando a estranhar coisas que não estranhavam antes. Tudo tem um ciclo, e o do realismo fantástico estava acabando ali”, disse ela ao livro “Autores, histórias da teledramaturgia’.
Aguinaldo ainda falou das suas inspirações para escrever a trama: “Eu queria adaptar ‘Mar Morto’ havia muito tempo. Li o livro quando era adolescente (…) Quando o reli, percebi que ele tinha uma linguagem poética meio datada e que sua história não daria uma novela. Então tive que fazer uma adaptação muito livre. (…) Confesso que não tinha muita paciência com a trama romântica. Achava que aquela relação do pescador com a moça de classe média era uma história dos anos 1930, 1940. Hoje o romantismo não caminha mais por aí”.
Vale dizer que a trama de “Porto dos Milagres” tem como base dois livros de Jorge Amado: “Mar Morto” e “A Descoberta da América pelos Turcos”.
Não vejo a hora desse porto dos milagres acabar