Em Cabocla, Neco (Danton Mello) vai mostrar que está mais do que disposto a enfrentar qualquer coisa pelo amor de Belinha (Regiane Alves). Em um ato corajoso e apaixonado, ele decide ir até a fazenda de Boanerges (Tony Ramos) para pedir permissão para namorar a jovem, mesmo sabendo da rivalidade entre suas famílias.
Até agora, Neco e Belinha mantiveram o relacionamento em segredo, se encontrando às escondidas. Mas depois de levar Belinha e Ritinha (Aisha Jambo) para um café em sua fazenda, Neco sente que não consegue mais esconder esse amor, e conta para Belinha que vai falar com seus pais sobre o namoro. Mesmo que ela o avise sobre o risco, ele responde decidido: “Eu sou um louco apaixonado”.
Quando chega à fazenda, Neco encontra dona Emerenciana (Patrícia Pillar) e pede uma conversa. No começo, ela mantém a postura firme, dizendo que é impossível eles continuarem se vendo. Porém, Neco surpreende ao abrir o coração e pedir formalmente a permissão para namorar Belinha: “Eu vim pedir permissão para namorar a sua filha. E não pretendo sair antes que a senhora me dê a sua resposta”, declara ele.
Diante da ousadia e sinceridade de Neco, Emerenciana fica sem palavras, mas ainda incerta sobre como agir. “Minha nossa senhora. Mas ocê tá querendo provocar uma guerra”, comenta ela, lembrando que não pode desobedecer as ordens de Boanerges. Mesmo assim, Neco insiste que o amor entre ele e Belinha não deve ser prejudicado por uma rivalidade antiga e sem sentido. Ele ainda toca no coração de Emerenciana, apelando para o instinto materno, dizendo que ela certamente não quer ver sua filha infeliz.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Cabocla
Tocada pelas palavras dele, Emerenciana acaba cedendo e chama Belinha, que estava no quarto. Para surpresa dos dois, ela dá a permissão para o namoro, mas com uma condição: “Vai ter que ser mais escondido do que antes, senão eu tô perdida”. Belinha, feliz da vida, corre para abraçar a mãe, mal acreditando que isso está acontecendo.