Em Pantanal, um verdadeiro clima de tensão vai tomar conta da viagem de avião que José Leôncio (Marcos Palmeira) e Jove (Jesuíta Barbosa) farão de São Paulo até o Mato Grosso do Sul.
A jornada até tem início de forma leve e tranquila entre os dois, com o pecuarista tecendo elogios ao filho e orgulhoso da sua transformação. Jove, por outro lado, agradece ao pai pelo momento que está vivendo e lhe dá todos os créditos pelos rumos que tomou na sua carreira. “Você virou um peão de mão cheia e se mostrou um empresário melhor do que eu”, dirá o protagonista. “Eu fiz isso tudo pelo senhor”, responderá o herdeiro, levando o patriarca às lágrimas. “Mas é verdade… Antes de te conhecer, eu não queria nada com a vida”, continuará Jove.
José Leôncio confessa que está feliz por saber que o filho irá assumir bem os seus negócios no dia que ele não estiver mais presente. Jove demonstra preocupação com a fala do pai, questionando se isso ainda levará muito tempo para acontecer, afinal, os dois viajaram até São Paulo para que o protagonista fizesse uma bateria de exames para conferir como está a sua saúde.
O patriarca, no entanto, mente, sugerindo que o médico lhe falou que está tudo bem com a sua saúde, quando na verdade, o profissional o alertou para que ele procure um especialista imediatamente para realizar uma cirurgia ou acabará morrendo em questão de meses.
Veja também: resumo de Pantanal
É nesse momento que uma tempestade cerca a aeronave e faz pai e filho passar por momentos de tensão no ar. Na maior ignorância, José Leôncio ordena que Jove siga por uma determinada direção, enquanto o jovem o desobedece, sugerindo que eles retornem. No fim das contas, no entanto, o mocinho acabará acatando as ordens do pai, mas os dois sobrevivem à tempestade após um pouso de emergência.