Nos últimos capítulos da novela Escrava Mãe, Miguel (Pedro Carvalho) vai enfrentar Almeida (Fernando Pavão) e levar Juliana (Gabriela Moreyra) para um quilombo onde se casarão. Depois de retornar à fazenda Engenho do Sol, o português decide desmascarar o seu maior rival com os documentos que provam as falcatruas do bandido.
Veja também: Juliana descobre quem é seu pai e fica emocionada com a verdade
Miguel enfrentará o Almeida, dizendo que tem como comprovar que os documentos do magistrado que o vilão exibe são falsos e também que ele desviou verba de obras da construção da estrada. O marido de Teresa ficará com sangue nos olhos e puxará uma arma para o português. O mocinho, por sua vez, apontará outra na direção do rival. Em seguida, Miguel dará um prazo para que ele assine a liberdade de Juliana e voltará ao quilombo.
No local, Tia Joaquina (Zezé Motta) ajudará nos preparativos da noiva. No momento do “sim”, Kamau surge apreensivo e diz que não pode dar seguimento ao casamento. Juliana conversa com o pai e explica o porquê de querer enfrentar tudo para ficar ao lado do seu amado. Ele fica sentido com as palavras da filha e, então, decide casar os pombinhos. Ao final, Juliana e Miguel se emocionam e se beijam.
Veja também: Resumo da novela Escrava Mãe