Em Mulheres de Areia, Tonho da Lua (Marcos Frota) se torna vítima de uma armadilha cruel, que o leva a ser internado em um hospício. Tudo começa quando Donato (Paulo Goulart) e César (Henri Pagnoncelli) planejam se livrar de vez do escultor, que é amigo de Ruth (Gloria Pires).
Donato decide colocar bebida alcoólica no leite de Tonho, que ingenuamente toma tudo. Esse ato de maldade faz com que o escultor fique embriagado e fora de si. Glorinha (Gabriela Alves) e Alzira (Giovanna Gold), que testemunham o ocorrido, procuram Donato, que finge preocupação e busca a ajuda de Marcos (Guilherme Fontes).
César, também ciente do plano, sugere que ajudem o rapaz embriagado, e Donato, sem demonstrar sua verdadeira intenção, chama uma ambulância. A equipe médica força Tonho a ser levado para um sanatório contra sua vontade, em um momento angustiante que Glorinha testemunha, horrorizada.
Tonho foge do hospício
Tonho luta desesperadamente contra sua internação, mas é dominado pela equipe médica e não consegue evitar sua entrada no hospício. No entanto, a trama cruel de Donato não permanece um segredo por muito tempo, já que Alzira percebe o odor de álcool no leite de Tonho e rapidamente desconfia que o patrão acabou provocando essa situação.
Veja também: resumo dos capítulos de Mulheres de Areia
Porém, nos próximos capítulos da trama, o escultor não irá se conformar com a sua internação e dará um jeito de fugir do hospício. E não apenas isso: Tonho retornará à Pontal D’Areia disposto a se vingar de Donato, já sabendo que o crápula também foi o responsável pela morte do seu pai.
Vale ressaltar que Mulheres de Areia foi escrita por Ivani Ribeiro e exibida originalmente pela Globo em 1993 na faixa das 18h. O elenco conta com nomes como os de Glória Pires, Guilherme Fontes, Marcos Frota, Raul Cortez, Susana Vieira, Viviane Pasmanter, Humberto Martins e Sebastião Vasconcelos.