Virgílio (Raul Cortez) está cada vez mais desconfiado de que Ruth (Glória Pires) está ocupando o lugar de sua irmã gêmea, Raquel, em Mulheres de Areia. Determinado a desmascará-la, o empresário decide investigar os passos da protagonista. E sua estratégia para conseguir arrancar informações preciosas de Ruth é embriagar a mocinha.
Virgílio espera o aniversário de Marcos (Guilherme Fontes) para colocar seu plano em prática. Ele mistura bebidas alcoólicas e serve a Ruth um coquetel de frutas que, na verdade, contém álcool. A personagem, que se passa por Raquel, aceita o desafio de Virgílio e consome a bebida.
Com o passar do tempo, Ruth começa a sentir os efeitos da embriaguez, ficando tonta e mal. Clarita (Susana Vieira) nota seu estado e expressa preocupação. Marcos a leva para o quarto, mas Ruth quase revela a verdade sobre sua identidade sob os efeitos do álcool.
No entanto, Clarita interrompe sua confissão e assegura que cuidará de Raquel, expulsando Marcos do quarto. Mais tarde, quando Ruth fica sozinha, Virgílio aproveita a oportunidade para tentar conseguir informações dela.
Ruth faz confissão para Virgílio
Ele finge preocupação e pergunta se ela está se sentindo melhor. Ruth, ainda sob os efeitos da embriaguez, afirma estar muito mal e delira, dizendo que acredita que vai morrer, o que faz Virgílio insinuar que a situação está relacionada à morte de Raquel.
Veja também: resumo dos capítulos de Mulheres de Areia
Virgílio continua fazendo perguntas, tentando fazê-la admitir sua verdadeira identidade, e finalmente, Ruth confirma que Raquel está morta e que ela é, de fato, Ruth. “Ah, eu já falei. Eu sou a Ruth. A Raquel está no fundo do mar”, dirá a mocinha.
Por fim, Virgílio planeja chamar Marcos para que ele ouça a revelação de Ruth, mas Clarita impede que ele leve seu filho ao quarto. Porém, o empresário guarda o copo que Ruth usou, com a esperança de conseguir impressões digitais que possam confirmar a verdade sobre a identidade da mulher.