Em Mulheres de Areia, Ruth (Glória Pires) está vivendo uma reviravolta em sua vida. Acontece que a mocinha vem se passando por sua irmã, Raquel, acreditando que ela tenha morrido após um acidente de barco que as duas sofreram.
Após o desaparecimento de Raquel no mar, Ruth encontrou a aliança da sua irmã em suas mãos. Foi nesse momento que Tonho da Lua (Marcos Frota) interveio, colocando o anel de Raquel no dedo de Ruth, com o objetivo de que ela pudesse ficar com Marcos (Guilherme Fontes).
No entanto, o público vai descobrir que Raquel está viva, tendo conseguido nadar até uma ilha deserta e sobreviver alimentando-se dos restos de um piquenique. A primeira pessoa a descobrir que a vilã está viva é Isaura (Laura Cardoso), que encontra a filha e a abriga em um barraco abandonado na praia.
Nos próximos capítulos, Isaura resolverá revelar a Floriano que a filha está viva, mas Raquel ainda não decide voltar para reassumir sua identidade. Porém, quando ela vê uma foto de Ruth nos jornais, fazendo-se passar por ela, a vilã fica furiosa e planeja uma vingança contra a irmã e também contra Wanderlei (Paulo Betti), seu amante que a traiu.
Raquel faz retorno bombástico
Raquel aproveitará o fato de que Ruth está viajando com Marcos para retomar sua identidade na mansão dos sogros. Nesse ponto da história, Marcos já descobriu que é Ruth quem está ao seu lado, e não a sua esposa verdadeira. Outras pessoas também se darão conta disso, incluindo Clarita (Susana Vieira).
Veja também: resumo dos capítulos de Mulheres de Areia
Para Ruth, no entanto, Raquel alegará que não reapareceu antes apenas para não prejudicá-la. Na verdade, isso faz parte do seu plano de vingança, pois ela insistirá em não se separar de Marcos e exigirá que sua irmã se afaste definitivamente de Marcos e retorne a Pontal d’Areia.