Uma das produções mais icônicas de Manoel Carlos, a novela Mulheres Apaixonadas está sendo reapresentada pelo Canal VIVA. Quem assistiu à trama, ou está acompanhando pela primeira vez agora, deve saber que um dos casais que compõe a história é formado por lésbicas: Clara (Alinne Moraes) e Rafaela (Paula Picarelli).
Apesar da trama ter ido ao ar em 2003, quando ainda era um grande tabu falar sobre a homossexualidade, Manoel Carlos se arriscou ao abordar o assunto em Mulheres Apaixonadas. Tanto que ao longo da história, o autor fez questão se retratar todo o preconceito enfrentado por Clara e Rafaela.
Elas passaram por muitos obstáculos e situações de preconceito, principalmente por conta de Margareth (Laura Lustosa), mãe de Clara, e Paulinha (Ana Roberta Gualda). Porém, às duas irão provar que o que sentem uma pela outra é verdadeiro e decidirão viver este amor.
Veja também – Resumo dos próximos capítulos da novela Mulheres Apaixonadas
Após uma briga feia na reta final da novela, Clara decidirá sair de casa para ir morar com Rafaela. Quando Margareth se acordar, ela ficará desesperada ao encontrar o armário da filha vazio, sem nenhuma roupa e com uma carta de despedida dela. Ela ainda insistirá e irá atrás da jovem.
Margareth confessará que tem vergonha por ela morar com outra mulher, mas ela não se comoverá. No último capítulo de Mulheres Apaixonadas, Clara e Rafaela representarão Romeu e Julieta, em uma peça de teatro, e darão um discreto beijo durante a cena e serão aplaudidas por todos.