A Edição Especial de Cabocla chega a um momento decisivo, quando Luís (Daniel de Oliveira) enfrenta o agravamento da sua doença, obrigando Boanerges (Tony Ramos) a enviar um telegrama para Joaquim (Reginaldo Faria). Desesperado, o empresário corre para Vila da Mata ao lado de Edmundo (Othon Bastos), decidido a levar o filho de volta ao Rio de Janeiro para um tratamento mais adequado. Mas a partida de Luís também poderá marcar o fim da sua história de amor com Zuca (Vanessa Giácomo), que fica completamente devastada.
Depois de semanas cuidando do mocinho com a esperança de vê-lo melhorar, Zuca percebe que seu relacionamento com ele chegou a um ponto sem volta. Sabendo que nunca mais verá o noivo, ela toma uma decisão ousada, ignorando as convenções sociais e morais de sua época, para se despedir de forma inesquecível.
Na noite antes da partida, ela vai até o quarto de Luís, usando apenas uma camisola. Mesmo fraco, Luís não consegue resistir ao gesto da noiva. Com os olhos cheios de amor e dor, ela se deita ao lado dele e o beija. “Eu quero guardá ocê pra sempre comigo”, diz Zuca.
Na manhã seguinte, a cama da cabocla no quarto de Belinha (Regiane Alves) continua arrumada e intacta, com a camisola dela jogada sobre o colchão. Ao notar a ausência da jovem, Emerenciana (Patrícia Pillar) rapidamente deduz que ela passou a noite com Luís. Preocupada, a matriarca da família teme não apenas o julgamento das pessoas, mas também o risco de Zuca ser infectada, já que Luís está gravemente doente.
➡️ Veja também: resumo dos próximos capítulos de Cabocla
Logo depois, Zuca aparecerá vagando pelo pasto, arrasada, carregando o peso da despedida. Incapaz de lidar com a dor de assistir à partida do seu grande amor, ela decide se manter afastada da fazenda, guardando para si as últimas memórias de Luís.