Em Pantanal, Muda (Bella Campos) foi até a região pantaneira em busca de vingança após a morte de seu pai pelas mãos de Gil (Enrique Diaz). Como se sabe, ela foi acompanhada do capanga Lúcio (Erom Cordeiro), que matou Maria Marruá (Juliana Paes), mãe de Juma.
Por outro lado, Muda – que na verdade se chama Maria Rute – dará a volta por cima. No decorrer da novela Pantanal, Muda confessará para Juma que só foi até a casa da família para se vingar. A personagem dirá que nunca foi muda e que ela é filha do fazendeiro morto por Gil.
Após ficar sabendo da verdade, Juma se transformará em onça e partirá para cima de Rute, mas não matará a rival, já que a essa altura elas estão amigas. Se Bruno Luperi, autor de Pantanal, seguir os roteiros da obra original da TV Manchete, Muda passará a trabalhar na fazenda de José Leôncio (Marcos Palmeira) e se casará com o peão Tibério (Guito).
Veja também: Resumo da novela Pantanal
Bruno Luperi já declarou que vai seguir todos os acontecimentos de Pantanal. “O meu processo começa na leitura minuciosa e análise de cada um dos 209 capítulos escritos pelo Benedito (Ruy Barbosa). É natural que algumas situações, hoje, estejam fora de contexto, mas a estrutura dramática é atemporal”.
A trama, adaptada por Bruno Luperi, foi escrita originalmente por Benedito Ruy Barbosa e exibida na extinta Rede Manchete em 1990. Nos papéis principais, a novela conta com Alanis Guillen, Jesuíta Barbosa, Marcos Palmeira, Irandhir Santos, Dira Paes, Karine Teles, Murilo Benício e Osmar Prado.