Em Paraíso Tropical, Daniel (Fábio Assunção) e Paula (Alessandra Negrini) enfrentarão uma árdua batalha para conquistar a felicidade que tanto merecem. O destino do casal será marcado por várias reviravoltas e obstáculos, com o ápice da sua história acontecendo apenas no último capítulo da novela, quando finalmente poderão desfrutar de uma vida juntos, incluindo a chegada de filhos.
O reencontro de Daniel e Paula, nos próximos capítulos, reacenderá a chama do romance entre eles. No entanto, suas vidas serão complicadas por Olavo (Wagner Moura) e Taís (Alessandra Negrini), que farão de tudo para separá-los e alcançar seus próprios objetivos. Taís chegará até mesmo a tentar matar Paula após ela se casar com Daniel, almejando ocupar o lugar da irmã gêmea e desfrutar da riqueza do marido.
Apesar das tentativas de sabotagem, a farsa de Taís será revelada, e a mocinha escapará do perigo, retornando à trama após um período de ausência. O casal protagonista só terá paz após a morte misteriosa de Taís, que será assassinada. Além disso, Olavo será desmascarado e também encontrará seu fim, libertando Daniel e Paula de suas tramas sujas.
Final feliz
No desfecho da trama, Daniel assumirá um cargo importante na empresa de Antenor (Tony Ramos), consolidando seu sucesso profissional. Paula, por sua vez, vai crescer nos negócios ao lado de Lúcia (Gloria Pires). O ápice da felicidade chegará quando o casal se tornar pai de gêmeas. Na última cena da novela, Daniel e Paula prometem que as irmãs na nova geração terão uma história diferente da que eles enfrentaram.
Veja também: Resumo da novela Paraíso Tropical
Criada e escrita em 2007 por Gilberto Braga, a novela, de 179 capítulos, é protagonizada por Alessandra Negrini, Fábio Assunção, Tony Ramos, Glória Pires, Wagner Moura, Camila Pitanga, Marcello Antony e Vera Holtz. A direção é de Amora Mautner, Roberto Vaz, Maria de Médicis, Cristiano Marques, José Luiz Villamarim e Dennis Carvalho — estes dois últimos também na direção geral.