
Preta Gil, que morreu neste domingo (20), foi uma artista completa. Além de cantora, ela ainda atuou como atriz e apresentadora, e fez parte de várias novelas. A maior parte delas na Globo, mas também com uma passagem marcante pela Record, onde integrou um dos fenômenos da emissora.
Nascida em 8 de agosto de 1974, Preta Maria Gadelha Gil Moreira, conhecida popularmente apenas como Preta Gil, teve uma carreira nas novelas que começou há 22 anos, quando ela fez parte do elenco de Agora é Que São Elas (2003), sua primeira novela.
A trama das sete da Globo escrita por Ricardo Linhares marcou a estreia de Preta na dramaturgia. No folhetim, ela interpretou a personagem Vanusa, filha de Dinorá (Joana Fomm).
Preta Gil esteve em novela de sucesso da Record
Quatro anos depois, ela retornou às novelas em Caminhos do Coração (2007), na Record. Na trama de Tiago Santiago sobre mutantes, Preta Gil interpretou Helga. Na época, a novela se tornou um grande sucesso e chegou ao primeiro lugar de audiência, incomodando a Globo.
Em 2023, ela chegou a revelar que fez a novela da Record por dinheiro e apostava no fiasco da produção. “Quando eu aceitei, eu falei: ‘tem tudo pra dar errado’. Os efeitos especiais, imagina, gente, aquela coisa tosca. Eu li a sinopse da novela e falei: ‘não vai dar certo’. Mas o dinheiro era bom”, declarou em entrevista ao De Frente com Blogueirinha.
Depois da trama da Record, Preta ainda esteve em outras novelas na Globo, mas apenas em participações especiais como ela mesma. A atriz e cantora apareceu em Caminho das Índias (2009), Ti Ti Ti (2010) e Cheias de Charme (2012), todas elas com participações musicais.





