Uma verdadeira tragédia acometeu o elenco de uma novela da Globo antes mesmo da sua estreia. Trata-se de Mulheres Apaixonadas, que está atualmente sendo reprisada em edição especial pela emissora e levou ao ar cenas gravadas por uma atriz já falecida em seus primeiros capítulos, os quais foram ao ar originalmente em fevereiro de 1993.
A atriz em questão é Dayse Tenório, que foi escalada pela Globo para viver a governanta Alice. Bastante conceituada na emissora na época, ela estreou na TV em Cambalacho (1986) e depois disso havia atuado em novelas como Sassaricado (1987), Bebê a Bordo (1988), Barriga de Aluguel (1990) e O Dono do Mundo (1991).
Tendo gravado algumas cenas de Mulheres de Areia, ela passou mal entre os dias 11 e 14 de janeiro e procurou ajuda em um hospital nas duas ocasiões, mas acabou não recebendo o diagnóstico correto em nenhuma delas. Ela estava com um aneurisma cerebral, o qual foi apenas descoberto dias depois, tarde demais.
Os momentos de despedida da atriz foram bastante conturbados. Ela voltou a passar mal no dia 19 e foi internada, mas não houve tempo para ser realizado um tratamento adequado. A mulher faleceu um dia depois, em 20 de janeiro, e foi substituída por Carmen Mello na novela, que exibiu as cenas já gravadas por ela em sua homenagem.