Em Chocolate com Pimenta, Bárbara (Lília Cabral) sofrerá uma grande virada. Depois de se tornar uma das vilãs mais cruéis da história, ajudando a arruinar a vida de Ana Francisca (Mariana Ximenes), ela terá o seu momento de redenção e contará com a ajuda da própria protagonista.
No decorrer da trama, a megera acaba descobrindo uma traição do seu marido, Vivaldo (Fúlvio Stefanini), com a manicure Márcia (Drica Moraes). Nesse meio tempo, a primeira-dama da cidade acabará se encantando pelo trapezista (Marcos Frota) do circo da cidade, que lhe faz uma proposta indecente, para que ela se torne uma profissional do circo e fuja junto com ele.
Assim, Bárbara se transformará, decidindo jogar tudo para o alto e indo em busca da sua felicidade no circo, fazendo o número da odalisca, na qual é serrada ao meio. Em certa ocasião, no entanto, o circo acabará pegando fogo e a vilã tem seus cabelos completamente queimados, mas acaba sendo dada como morta no incêndio.
Retorno para impedir casamento
Acreditando estar viúvo, Vivaldo poderia finalmente se casar com Márcia, mas o crápula decide unir forças com Jezebel (Elizabeth Savalla) e se casar com ela. Para se vingar de Vivaldo pelo que fez a sua prima, Ana Francisca decide investigar melhor a suposta morte de Bárbara e acaba descobrindo que ela está viva.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Chocolate com Pimenta
Assim, a protagonista encontra a ex-primeira dama e consegue trazê-la de volta para a cidade bem no dia do casamento de Vivaldo e Jezebel. Bárbara irá ressurgir durante a cerimônia, completamente careca, e conseguirá sabotar o casamento dos vilões.
Vale ressaltar que a novela foi escrita por Walcyr Carrasco e protagonizada por Murilo Benício e Mariana Ximenes, que interpretaram, respectivamente, Danilo e Ana Francisca. A trama foi dirigida por Jorge Fernando e inspirada na obra A Viúva Alegre, de Franz Lehár.