Viúvo de Maria Santa (Duda Santos), José Inocêncio (Marcos Palmeira) parece que ainda não conseguiu esquecê-la, mesmo estando casado com Mariana (Theresa Fonseca) no remake de Renascer. Diante disso, visando reencontrá-la, o protagonista tomará uma decisão drástica justamente com esse objetivo: ele arrancará o facão cravado aos pés do jequitibá-rei a fim de ter uma morte tranquila na trama de Bruno Luperi.
E todo esse sentimento se dará porque, para o fazendeiro, não há nada mais de bom que o faça ter prazer de viver, nem mesmo os quatro filhos e a atual esposa, esta que, por sinal, nunca lhe passou confiança. Prova disso é que ela o abandonará poucos dias antes. Já solteiro, sozinho e revoltado, o personagem de Marcos Palmeira irá atrás do local em que cravou seu facão querendo acabar com tudo.
Porém, para a surpresa dele, o objeto não estará lá. “Mas era para estar aqui… Aos teus pés… Foi aqui que eu finquei o meu facão… Aqui eu plantei minha alma… Aos teus pés, jequitibá-rei… Não foi, não? Não podem ter mexido nele… Ou então… Nem eu nem você estaria mais aqui”, falará ele, bastante angustiado, visto que o juramento também protege a vida da árvore.
A partir daí, Inocêncio vai começar a suspeitar de seus próprios aliados, afinal seus inimigos não têm conhecimento do juramento feito por ele. Só para se ter uma ideia, a personagem de Theresa Fonseca e João Pedro (Juan Paiva) têm motivos de sobra para arrancar o facão. Contudo, o mistério se estenderá durante um bom tempo. Resta aguardar!