Após ter cometido várias atrocidades ao longo da novela e um assassinato brutal contra a própria filha, Isadora (Larissa Manoela), mesmo sem querer, Matias (Antonio Calloni) acabará pagando por isso no último capítulo de Além da Ilusão, o qual está previsto para ir ao ar no próximo dia 19. E para quem pensa que ele morrerá afogado em um lago está muito enganado(a). Isso porque o esquizofrênico sobreviverá e se tornará mendigo.
Tudo começará quando Leônidas (Eriberto Leão) e Heloísa (Paloma Duarte) estiverem discutindo e forem flagrados pelo marido de Violeta (Malu Galli). Na ocasião, o veterano ouvirá o amigo dizer a ela que não retornará para a faculdade de Medicina em Londres em prol de cuidar do ex-juiz. “O doutor vai precisar de um amigo pra visitá-lo. Você nunca foi num manicômio judiciário. É mil vezes pior que um sanatório”, comentará o personagem de Eriberto Leão.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Além da Ilusão
Isso, no entanto, é claro, não agradará nenhum pouco a tia de Isadora (Larissa Manoela), que rebaterá: “É você jogando fora seu futuro, a minha irmã impedida de viver um grande amor porque é viúva de marido vivo. A presença do Matias nas nossas vidas é um estorvo pra todo mundo! Quem é que esse homem faz feliz aqui? Ninguém! Era melhor se não existisse!”.
Em seguida, o vilão resolverá fazer um desabafo ao escrever uma carta de despedida: “Dentro do peito carrego um silêncio que destrói. Como obrigar a cabeça a esquecer uma dor que o coração lembra a todo instante? Minha sorte é que eu falo com Deus, e ele fala comigo. E nesse momento, ele está me dizendo: confie em mim, porque sou maior que o teu sofrimento. Nada que faça vai fazê-los te perdoar. Mas venha a mim, que eu te perdoo. Em verdade, em verdade eu lhe digo: o manicômio não é para você, Matias. Teu lugar é ao lado da Elisa”, narra a voz do aposentado.
Possível morte
Será, portanto, nessa hora que Matias decidirá ir até um lago e se jogar nele, fato este que fará com que seus familiares achem que ele está morto, uma vez que a amante de Eugênio (Marcello Novaes) ficará sabendo que o barco onde ele se encontrava foi encontrado vazio e com apenas a toga que ele utilizava. “Papai preferiu a morte a ir pro manicômio. É muito triste. Espero que ele esteja em paz”, lamentará Dorinha.
Porém, o que ninguém imagina é que o personagem de Antonio Calloni estará mais vivo do que se imagina, pois ele surgirá de andarilho pelas ruas da cidade empurrando um carrinho com várias quinquilharias, assim como os moradores de rua. “Quem é você? Não me olha. Eu nunca perco”, disparará o maluco, falando sozinho.
Depois disso, Matias, então, irá até uma lixeira, onde avistará um sanduíche e, sem pensar duas vezes, o comerá para saciar sua fome. Além disso, ele também será visto no túmulo de Elisa, cantando e dançando valsa como se estivesse com a herdeira nos braços.