Nos próximos capítulos da novela Cabocla, que está sendo reprisada atualmente em edição especial pela Globo, um acontecimento com Felício (Sebastião Vasconcelos) deixará a família dele em prantos. O personagem será achado por Tina (Maria Flor) à beira da morte no mato e, mesmo sobrevivendo, não terá muitos dias para contar a história e levantará uma série de teorias da conspiração.
Assim que for encontrado em estado de morto, Felício será levado com muito esforço para casa. Lá, ele será atendido pelo doutor Teles (Cahuê Filho), que será bastante sincero ao afirmar que o homem tem poucas chances de viver e, caso não morra, não poderá levar mais a vida de outrora.
Em conversa com Tobias (Malvino Salvador), ele deixará claro que a morte é só questão de tempo: “A ordem vai ser descansar, o mais que ele puder! Esforço físico, quanto menos, melhor! O coração do seu pai está muito fraco, Tobias! Não vai resistir muito tempo! Eu sinto muito!”, dirá ele.
Veja também — Mariquinha peita a própria família para ficar com Tobias, mesmo com o peão ainda pensando em Zuca
Mesmo que Generosa (Vera Holtz) afirme com certeza que o marido não foi espancado, no entanto, muita gente passará a acreditar que ele foi vítima de uma tocaia planejada pelo coronel Justino (Mauro Mendonça) e que teria apanhado até quase morrer pelos capangas do vilão.
Outro suspeito será Boanerges (Tony Ramos), que segundo as más línguas terá mandado surrar o próprio compadre para tornar Justino suspeito. As teorias da conspirações irão tão além que algumas pessoas até mesmo acreditarão que o homem não sobreviveu e que já estaria morto.