Em Elas por Elas, Miriam (Paula Cohen) está prestes a desvendar um segredo impactante. Ela é a primeira a perceber que o exame de DNA de Ísis (Rayssa Bratillieri) e Giovanni (Filipe Bragança) não dá respostas definitivas sobre o verdadeiro parentesco deles com Helena (Isabel Teixeira) e Jonas (Mateus Solano). Miriam choca a todos ao revelar que o teste de DNA teria dado negativo mesmo que Ísis fosse filha de Jonas.
Miriam, no entanto, decide usar esse segredo como chantagem e exige uma quantia significativa de dinheiro, nada menos que R$ 500 mil, em troca de manter a informação sob sigilo. Ela deixa claro que tanto ela quanto Sérgio (Marcos Caruso) são culpados por isso. “Eu cometi um crime! Nós cometemos, eu sou a executora e você o mandante”, dirá a mulher.
A enfermeira desvenda uma trama complexa ao afirmar que houve uma troca de bebês no passado. O filho biológico de Helena teria falecido logo após o parto, e Sérgio fez uma oferta ambiciosa a Miriam: trocar o neto morto de Helena por um bebê saudável, um menino, conforme o desejo de Jonas. “Os bebês foram trocados. O verdadeiro filho da Helena morreu. Troquei o seu neto morto por um bebê saudável. Um menino, como você sempre quis”, dirá a enfermeira.
Miriam revela farsa
Assim, um flashback revelará o momento em que Sérgio e Miriam realizaram essa troca no berçário. Miriam percebeu que o bebê de Helena não sobreviveria, e após a equipe médica não conseguir reanimá-lo, a enfermeira trocou as pulseiras dos bebês, mantendo esse segredo por anos.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Elas Por Elas
Miriam revela sua descoberta com Sérgio, sugerindo que Ísis pode ser, na verdade, fruto do relacionamento de Jonas com Adriana (Thalita Carauta). A revelação deixa Sérgio perturbado e ele se irrita com a chantagem da enfermeira. “Para! Você acha que o Jonas é o pai biológico da namorada do Gio? Que confusão, hein? E a culpa é toda sua”, rebaterá a mulher.