A Globo ficou de fora na categoria novela do Emmy Internacional e viu uma trama portuguesa, recheada de ex-atores globais, levar o prêmio nesta segunda, 19.
Escrita por Maria João Costa, a novela foi protagonizada por Diogo Morgado e Joana de Verona. A trama foi uma produção da TVI, de Portugal. Ela competiu com as novelas Paquita La Del Barrio, do México, e com as turcas, Cesur Ve Guzel e Istanbullu Gelin.
Esta é a terceira novela portuguesa premiada com um Emmy. Meu Amor, de 2010, também ganhou a estatueta. Um ano depois, Laços de Sangue também ganhou o troféu. Esta foi supervisionada pelo brasileiro Aguinaldo Silva, escritor de O Sétimo Guardião.
Os brasileiros que estavam na trama eram Zezé Motta, Silvia Pfeifer, Bruno Cabrerizo, Maria Ribeiro e Gracindo Junior. Se os brasileiros brilharam nesta trama, o contrário aconteceu com as produções da Globo no Emmy deste ano.
+ O Sétimo Guardião: Valentina descobre segredo da fonte e é salva por milagre
Nada do canal carioca foi premiado, algo que também ocorreu no ano passado e que não havia acontecido nunca desde 2009, ano em que Caminho das Índias se sagrou a dona da estatueta.
O Astro, Lado a Lado, Joia Rara, Império e Verdades Secretas foram consideradas, pelo Emmy, como as melhores novelas do mundo em seus respectivos anos.
No Emmy Internacional de 2018, o Brasil concorreu também com o ator Júlio Andrade, indicado pela segunda vez ao prêmio de melhor ator (e derrotado), por sua atuação na série 1 Contra Todos. A produção brasileira da Fox também estava na disputa, mas perdeu para o fenômeno da Netflix La Casa de Papel.