Matias (Antonio Calloni) ficará a um passo de descobrir quem, de fato, é Leônidas (Eriberto Leão) em Além da Ilusão. Durante uma conversa com o ex-tecelão acerca dos conflitos relacionados a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), o ex-juiz passará a desconfiar do amigo e, assim, levantar suspeitas sobre ele, que, por pouco, entregará uma pista a respeito de sua verdadeira identidade na trama inédita de Alessandra Poggi.
E tudo isso acontecerá depois que o personagem de Eriberto Leão conseguir tirar o pai de Isadora (Larissa Manoela) da clínica psiquiátrica com a ajuda do pai, Bartolomeu Lobato (Paulo Carvalho), este que assumirá o comando do local. Já em casa, após ter recebido alta médica, o marido de Violeta (Malu Galli) será visto escutando notícias no rádio sobre a batalha, mas logo será surpreendido com a aparição do misterioso, que fará questão de desligar o aparelho.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Além da Ilusão
“Desligou por quê?”, perguntará o verdadeiro assassino de Elisa (Larissa Manoela), sem entender. “Pro senhor não se aborrecer com as notícias”, rebaterá o homem, tentando despistar. “Bobagem. Gosto de ouvir sobre a guerra. Só não consigo entender por que diabos Getúlio [Vargas, 1882-1954] apoiou os americanos e não os alemães. Não foi ele mesmo que entregou ao Hitler [1889-1945] aquela comunista, como é mesmo o nome? Ando tão esquecido…”, declarará o maluco.
Na sequência, Leônidas responderá: “Olga Benário [1908-1942]. E, às vezes, eu acho que o senhor só se esquece do que quer. Olha aí que memória boa! Te contei essa história e não se esqueceu. Olga Benário foi uma revolucionária alemã que veio pro Brasil com Luiz Carlos Prestes [1898-1990]”.
Veja também: Davi livra Isadora de sabotagem de Joaquim em concurso de moda e o vilão tem grande surpresa no final
“Quando foi presa, Getúlio a enviou de volta pra Alemanha, o que foi o mesmo que enviar pra morte, porque ela era judia. Mas quer saber por que eu acho que o Getúlio se uniu aos americanos? Porque ganhou deles uma boa grana para construir a Companhia Siderúrgica Nacional”, continuará ele.
Nessa hora, Matias, então, o colocará contra a parede: “Então foi pelo progresso do Brasil? Tá apoiado! Mas como sabe tanta coisa se é tão matuto?”, vai querer saber o veterano, que, mais uma vez, será despistado. “Eu leio. Um país se faz com homens e livros, já dizia nosso amigo de Taubaté…”, alegará Leônidas. “Monteiro Lobato [1882-1948]!”, retrucará o personagem de Antonio Calloni, sorridente. As cenas devem ir ao ar na próxima quarta-feira (30).