Um grande segredo do passado envolvendo Matias (Antonio Calloni) e Heloísa (Paloma Duarte) virá à tona nos próximos capítulos de Além da Ilusão. Isso porque o ex-juiz recordará, em meio a um novo surto que terá, que a filha perdida da cunhada também é filha dele, fato este que fará com que ambos entrem ainda mais em conflito na trama inédita de Alessandra Poggi.
E tudo isso terá início quando o pai de Isadora (Larissa Manoela) aparecer de surpresa no baile de máscaras de Julinha (Alexandra Richter) completamente fora de si. Nessa hora, a irmã de Violeta (Malu Galli) fará questão de levar o veterano para casa. “Eu sei porque você me odeia”, soltará ele, em tom provocativo.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Além da Ilusão
Mesmo assim, Heloísa não se intimidará e o enfrentará: “É claro que sabe. Essa sua falta de memória é bastante seletiva. Esquece o que convém esquecer. Mas o passado te assombra, não é à toa que vê monstros pelos cantos”, devolverá ela, rebaterá o verdadeiro assassino de Elisa (Larissa Manoela). “Você é muito canalha, Matias”, disparará a mulher. “E você é uma vagabunda!”, insultará o rival de Davi (Rafael Vitti).
Nessa hora, a personagem de Paloma Duarte não aguentará as provocações e, então, dará um tapa na cara do cunhado, que, por sua vez, revidará a agressão. “Você me bateu! Ah, Matias, que grande covarde você é! Homem sem alma. Coração de pedra”, comentará a morena, boquiaberta com o ocorrido. “Fala como se fosse um poço de virtudes. Você é uma vergonha pra essa família, Heloísa. Se o coronel Afonso [Lima Duarte] tivesse me ouvido, não teria te tirado só a criança. Tinha dado castigo pior”, gritará Matias.
Em seguida, Heloísa dirá para o mesmo não tocar no nome de sua filha, pois alegará que ele não tem direito, mas Matias retrucará:“Tenho todo o direito. Era minha filha também!”. “Cala essa boca imunda! Quer que alguém escute?”, mandará ela, fechando a porta do quarto. “Pensou que eu tinha esquecido, não é? Mas não. Me lembro bem daquele verão que viemos eu, a Violeta e a Elisa pra fazenda”, continuará ele, lembrando o passado.
Na sequência, a tia de Isadora se defenderá: “Eu era uma mocinha inocente! A irmã da sua mulher! E mesmo assim, você veio atrás de mim! Me cercou, me seduziu, brincou comigo! Você me enganou, disse que me amava, que queria fugir comigo!”, afirmará ela, aos prantos. “Assanhada! Ficava vermelha só de me ver! Se arrepiava toda só com um toque”, sequenciará o safado.
Porém, a filha de Afonso logo tratará de se justificar perante o caso: “Eu tinha passado meus 17 anos nessa fazenda e não conhecia nada da vida, nem do amor”. “Mas tava doida pra conhecer! Tanto que deixou a porta do quarto aberta pra mim. Porque tava no ponto, pronta pra ser colhida, feito fruta madura”, falará Matias.
No entanto, logo depois, uma cena de flashback será exibida. Na ocasião, o público verá tanto Heloísa quanto Matias bem mais jovens. A verdade é que ela acabou sendo intimidada por ele enquanto lia um livro somente de camisola. “Me lembro bem daquele dia. Eu entrei no seu quarto e você se fez de assustada. Mas se não me quisesse ali tinha gritado, chorado, esperneado. E foi só eu dizer umas palavras bonitas pra acender teu fogo, vagabunda”, dirá o personagem de Antonio Calloni.
“Cretino! Canalha! Acreditei nas suas promessas mas só o que fez foi me desonrar e me ameaçar quando descobriu que eu estava grávida!”, lembrará ela. “Ainda bem que foi esperta o bastante para não contar a verdade ao doutor Afonso”, recordará o cafajeste.
“Se me recusei a dizer teu nome pro meu pai foi para proteger a vida da menina. Por amor à minha filha e à minha irmã, que não merecia tamanho desgosto. Até hoje a culpa de ter traído a Violeta me consome. O medo que ela descubra que fui desleal, que pensei em roubar o marido dela! Bom, talvez seja a hora de ela conhecer essa história. Talvez eu não consiga seu perdão, mas ao menos ela fica sabendo com que monstro se casou”, ameaçará Heloísa.
Veja também: Isadora usa novo nome para ganhar concurso, surpreende com o que fará com prêmio e beija Davi
Contudo, Matias não acreditará na coragem da mesma em fazer isso. “Ah, com certeza me atreveria. Porque eu não tenho mais medo de você, Matias. O que sinto é desprezo. É um infeliz, que matou a própria filha por engano e jogou a culpa num inocente”, disparará a crush de Leônidas (Eriberto Leão). “Cala a boca! Não sabe de nada! Não estava lá! Não viu! A Elisa… Ai! Droga! Maldito joelho!”, rebaterá ele, que, antes de sentir a dor, tentará bater mais uma vez nela, mas não conseguirá.
“Olha aí. Castigo. Tomara que Elisa, onde quer que esteja, nunca tenha te perdoado. Fica aí com teus fantasmas e a tua culpa. Monstro!”, esbravejará Heloísa, deixando o local e trancando a porta. “Desgraçada! Abre a porta! Abre essa porta!”, ordenará ele, em voz alta e desesperado.