Em Paraíso Tropical, a relação entre Cássio (Marcello Antony) e Mateus (Gustavo Leão) fica abalada de vez quando o chef de cozinha flagra o filho na sua cama com outra mulher e acabar falando o que não deveria.
Mateus perdeu totalmente o rumo na vida após ser rejeitado por Camila (Patrícia Werneck). Abalado, o jovem, que já sofre com a rejeição do próprio pai, larga a faculdade e se torna um alcóolatra e mulherengo, chegando a levar Tati (Lidi Lisboa) para o apartamento de Cássio, por não ter dinheiro para pagar um motel.
O problema é que Cássio acaba chegando a tempo de flagrar o filho no maior amasso com a garota, e claro, dará a maior bronca nele, mas isso só causará um novo embate entre os dois, principalmente quando o chef de cozinha deixa escapar que ele pode cometer o mesmo erro que ele de colocar no mundo um filho que não deseja.
Mateus vai embora arrasado com a situação, e logo depois, em uma conversa com Zé Luis (Vitor Novello), o jovem desabafa a situação, mas recebe conselhos do garoto, que mostra bastante maturidade, e tem uma visão diferente sobre o que aconteceu.
Veja também: Resumo da novela Paraíso Tropical
“O Cássio é gente boa, mas não diz o que sente, tem várias coisas que a gente não sabe sobre ele”, iniciará o garoto. “Quando ele te encontrou com a garota lá no quarto, ele pode ter tido medo dessa coisa ruim que ele sente, que é ter filho e não conseguir ser pai”, vai teorizar Zé Luis, mas Mateus rebate, afirmando que se ele realmente sentisse isso, não teria dito aquelas coisas.
“Pai quando fica bravo diz coisa sem pensar”, insistirá o garoto. Mateus, no entanto, garante que Cássio morreu para ele naquele momento. Zé Luis, então, deixará o rapaz pensativo ao admitir que sente inveja do amigo por ao menos ter um pai vivo. “Eu tenho até certa inveja de você. Nunca vou saber se o meu pai ia ficar bravo comigo se eu levasse uma garota pra casa. Vou crescer, ficar da sua idade e ele não vai ver nada disso”, lamentará o garoto órfão.