Mulheres de Areia investe em alguns mistérios no decorrer da trama, e um deles é o desfecho de Marujo (Ricardo Blat), que fica obcecado em encontrar e matar um tubarão que arrancou o seu braço em um incidente no mar. Assim, nos últimos capítulos do folhetim, o ex-pescador decide levar essa revanche até o fim, e consegue um barco emprestado com Tonho da Lua (Marcos Frota) para entrar em alto-mar e cumprir essa missão.
Tonho, que havia ficado com a embarcação após conseguir provar os crimes de Donato (Paulo Goulart) e colocar o vilão na cadeia, acaba sendo repreendido pelos outros pescadores por ter cedido o barco para Marujo cometer essa loucura.
Cenas mais tarde, Marujo aparece no barco no meio do oceano e chama o tubarão que ele acredita ter causado o incidente, e o bicho acaba aparecendo repentinamente. No entanto, o que acontece com o ex-pescador se torna um grande mistério.
Marujo desaparece misteriosamente
Acontece que, no dia seguinte, o barco dele é encontrado na praia pelos outros pescadores, mas Marujo desaparece sem deixar rastros. Alguns capítulos depois, para aumentar ainda mais esse mistério na novela, os moradores da praia encontram um tubarão morto na praia e acreditam que foi justamente o ex-pescador que o matou, mas sem sinal do colega, ele também acaba sendo dado como morto.
Veja também: resumo dos capítulos de Mulheres de Areia
Vale ressaltar que Mulheres de Areia foi escrita por Ivani Ribeiro e exibida originalmente pela Globo em 1993 na faixa das 18h. O elenco conta com nomes como os de Glória Pires, Guilherme Fontes, Marcos Frota, Raul Cortez, Susana Vieira, Viviane Pasmanter, Humberto Martins e Sebastião Vasconcelos.