Nos próximos capítulos de Cabocla, Mariquinha (Carolina Kasting) vai encarar um grande desafio ao decidir dar aulas para adultos à noite, mas se sairá muito bem, chegando até a ser aplaudida pelos alunos.
A filha do coronel Boanerges (Mauro Mendonça), que sempre ensinou apenas crianças, chega para seu primeiro dia de aula e encontra a sala cheia de peões analfabetos. Entre eles está Tobias (Malvino Salvador), que faz questão de apoiar a professora e ainda leva a irmã, Tina (Maria Flor). Tobias, claro, não perde a oportunidade de chamar a atenção de Mariquinha, que nunca escondeu seu interesse por ele, mesmo sabendo que ele está noivo de Zuca (Vanessa Giácomo).
Nastácio (Cosme dos Santos) também aparece no curso, mas acaba deixando Emerciana (Patrícia Pillar) irritada por sair sem pedir autorização. A gestante, no entanto, reconhece a culpa de Boanerges (Tony Ramos) por dificultar a alfabetização do empregado, com seu jeito teimoso e ignorante.
Antes de iniciar a aula, Mariquinha faz um discurso onde conta que nunca ensinou adultos e que entende que, ao longo da vida, eles aprenderam de maneiras variadas — algumas fáceis, outras nem tanto. Ela garante que, no curso, todos terão as mesmas oportunidades de aprendizado e que fará de tudo para que não haja dúvidas durante o processo.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Cabocla
Enquanto isso, Neco se retira da sala por um momento e vai até a venda de Zaqueu (Alexandre Rodrigues). Lá, ele não perde a chance de elogiar a irmã, exaltando a importância do que ela está fazendo e afirmando que só será ignorante quem não quiser aprender, já que a escola estará sempre aberta a todos. Zuca provoca Neco, dizendo que desse jeito ele vai acabar se tornando político e pedindo votos, mas o rapaz se apressa em negar que isso vá acontecer.