Na reta final de Terra e Paixão, as reviravoltas prometem agitar a trama, e o delegado Marino (Leandro Lima) surgirá como o grande justiceiro da história, conseguindo dar voz de prisão a Irene (Glória Pires) e Antônio (Tony Ramos), os principais vilões da novela.
Movido pelo ódio causado pela situação crítica de Lucinda (Débora Falabella), que entrou em coma após ser baleada por um capanga contratado por Antônio, Marino agirá com determinação para fazer justiça. A confissão do bandido responsável pelo disparo, obtida durante um depoimento revelador na delegacia, será a peça-chave para o delegado agir contra o fazendeiro.
Armado com a confissão, Marino parte para a prisão de Antônio, surpreendendo o vilão juntamente com outro capanga durante a abordagem. Orgulhoso de sua ação, o delegado algema o fazendeiro mais uma vez, buscando justiça para os crimes cometidos.
Marino consegue prender Antônio e Irene
Logo em seguida, Marino consegue informações sobre o paradeiro de Irene após o sequestro de Danielzinho. A mulher estará foragida da polícia depois de raptar o bebê de Graça (Agatha Moreira) e ser uma das responsáveis pelo assassinato de Agatha (Eliane Giardini).
Marino, então, reúne colegas da delegacia e parte para caçar Irene em um momento de grande tensão na trama. Assim, em poucos dias, Irene e Antônio são finalmente levados para trás das grades, marcando um ponto decisivo na história.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Terra e Paixão
Porém, se engana quem pensa que a saga terminará aí. Mesmo preso, Antônio consegue esquematizar uma fuga cinematográfica, contando com a ajuda de Silvério (Samir Murad) para isso.
Vale ressaltar que Terra e Paixão é escrita por Walcyr Carrasco e tem direção artística de Luiz Henrique Rios. O elenco conta com nomes como os de Barbara Reis, Tony Ramos, Glória Pires, Cauã Reymond, Johnny Massaro, Suzana Vieira, Paulo Lessa, Agatha Moreira, Débora Falabella, Rainer Cadete, Tatá Werneck, entre outros.