Em O Rei do Gado, a morte de Giuseppe (Tarcísio Meira) vai causar um abalo enorme na família Berdinazzi, fazendo com que os seus filhos, Giácomo (Manoel Boucinhas) e Geremias (Caco Ciocler), resolvam aplicar um golpe na própria mãe, Marieta (Eva Wilma), e na irmã, Giovanna (Letícia Spiller).
Tudo começou com a morte de Bruno (Marcello Antony) em um combate na Segunda Guerra Mundial, o que deixa o patriarca dos Berdinazzi bastante abalado. Ele decidiu chamar o grande rival, Antonio Mezenga (Antonio Fagundes), para dizer que perdoa Giovanna e que quer a filha de volta. O veterano chega a revelar que “plantou” a medalha que recebeu na expectativa de que o seu filho pudesse “nascer de novo”.
Mezenga acredita que o rival está ficando maluco, mas decide revelar para que ele que Giovanna já tem um filho. Tomado pela emoção, Berdinazzi começará a repetir o nome do neto diversas vezes, mas Antonio ficará irritado por ele omitir o seu sobrenome e não reconhecer que o menino também é um Mezenga. O rival, então, se aproxima de Giuseppe, sentado na cadeira, e o sacode, mas o veterano cairá em seus braços, morto, deixando todos incrédulos.
Marieta é vítima de golpe e acaba expulsa da fazenda
Com a morte do pai, Giácomo e Geremias decidem vender a fazenda às escondidas para os vizinhos ingleses e revelam que Giovanna não estava no testamento dos Berdizanni. Enrico (Leonardo Brício) fica revoltado ao descobrir tudo e chega a falar que não queria que o seu filho, Bruno, tivesse o sobrenome da outra família.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de O Rei do Gado
Em casa, Marieta também se revolta com os filhos e cobra que eles cedam pelo menos a parte de Giovanna, já que Berdinazzi não a deserdou. Os irmãos, no entanto, desconversam sobre isso e dizem que acertarão tudo depois de uma viagem que farão na manhã seguinte.
Enrico e Giovanna decidem ir até o cartório e descobrem que a assinatura dela foi falsificada pelos irmãos. Na fazenda dos Berdinazzi, os jagunços dos novos donos dão um ultimato para que Marieta deixe o local em até três dias, fazendo a matriarca da família se desesperar. Porém, ela será acolhida na fazenda dos Mezenga. “É assim que eu vou ter que terminar a minha vida? Depois de tanta luta, depois de tanto sacrifício”, desabafará a veterana.