Mesmo tradicionalmente não impondo grandes modificações ao texto original de Benedito Ruy Barbosa nas suas adaptações, o autor Bruno Luperi pretende promover uma mudança de personalidade em uma personagem importante de Renascer. Trata-se de Mariana, que deverá ficar menos apática e apagada na trama para ganhar ares de vilã que não existiam na versão original.
Como indicam os roteiros referentes aos próximos capítulos da novela, a mudança de personalidade da moça já começará com ela apontando que o filho de Teca (Lívia Silva) pode não ser de José Venâncio (Rodrigo Simas), sugerindo um teste de DNA. Ela ainda exigirá que José Inocêncio (Marcos Palmeira) expulse a jovem de casa ao descobrir que ela é sobrinha-neta de Maria Santa (Duda Santos).
Veja também — Morena tem encontro emocionante com Pitoco, que apresenta uma forte ligação com o passado dela
Pedindo também que o marido expulse os amigos da jovem que chegarão à fazenda, ela sairá de casa e pedirá abrigo com João Pedro (Juan Paiva) ao não ter seu pedido atendido. Isso afetará ainda mais a já conturbada relação do rapaz com Sandra (Giullia Buscacio), que ainda será provocada por Mariana quando a jovem disser que o enteado ainda a ama e que ficará com ele futuramente.
A revelação completa da outra face da jovem se dará quando ela se aliar a Egídio (Vladmir Brichta) e passar a morar com ele e Eliana (Sophie Charlotte). Quando Inocêncio for ao local para retomar a relação e oferecer uma indenização pela separação, ela exigirá as terras que eram de Belarmino (Antonio Calloni) “de porteira fechada” e ainda sugerirá que João Pedro deverá estar “do lado de dentro”.