Em Triunfo do Amor, Maria Desamparada (Maite Perroni) descobrirá que dona Bernarda (Daniela Romo) foi a culpada por tê-la separado de sua mãe quando era pequena. Durante uma conversa com a velha, Maria jogará toda a verdade na roda e a desmascarará.
“Você sempre me afastou da minha mãe. Por você todos nós sofremos! Me negou o direito de ter uma família”, dirá Maria para Bernarda, se referindo ao acidente que a vilã provocou na sua mãe e a separou dela nos primeiros capítulos: “Uma família? Com essa mulher? Me acusa de ter te prejudicado quando na verdade deveria me agradecer”, dirá a velha.
“Além disso eu não sei do que você está reclamando. Eu fiquei sabendo que você também desprezou Vitória (Victória Ruffo) e não a aceita com sua mãe. O que dói em você se você mesma a despreza?”, perguntará a mãe de João Paulo (Diego Olivera). “Eu a desprezo por outras razões”, responderá Maria. “Você a despreza porque já se deu conta da classe de mãe que ela é”, contestará a religiosa.
Por fim, Bernarda se aproximará de Maria para tocá-la: “Filha, você é como eu”, dirá. “Não me toque!”, responderá a namorada de Max (William Levy). “Vitória não merecia ser mãe!”, falará Bernarda. “Não fale assim!”, dirá Maria. “Agora você a defende?”. falará a velha. “Não vou permitir que você a acuse dessa maneira”, concluirá a protagonista.
A novela é protagonizada por Maite Perroni, William Levy e antagonizada por Daniela Romo, Dominika Paleta e Guillermo García Cantú. A obra foi produzida por Salvador Mejía em 176 capítulos e exibida, originalmente, em 2010 no México, no Canal de Las Estrellas.