Em Império, Maria Marta (Lilia Cabral) se verá acuada após perder espaço na empresa da família. A imperatriz não terá mais autonomia para decidir os rumos do negócio e Maria Clara (Andreia Horta) irá ampara-la.
Nos próximos capítulos, a patricinha verá a mãe sentada na cadeira de José Alfredo (Alexandre Nero) e estranhará. “Estou aqui mais por falta de onde ficar do que por desejo. Não tenho mais sala, nem cadeira, não tenho mais nem voz aqui dentro”, lamentará Marta. Clara descordará.
“Acho que você está exagerando. Sem sala e sem cadeira, eu até entendo, mas sem voz? Você continua mexendo os pauzinhos na Império”, responderá ela. “Os tempos são outros. Nem tenho o filho primogênito em condições de assumir a presidência da Império ao meu lado”, falará Marta se referindo a demissão de José Pedro.
Maria Clara dirá que a saída de Pedro foi uma escolha errado do pai. Então, Maria Marta dirá que a situação vai piorar ainda mais. A imperatriz contará que José Alfredo descobriu que ela foi casada com Silviano. A revelação deixará Clara boquiaberta.
Marta ainda questionará se a filha nunca desconfiou e ela dirá que apenas achou estranho uma conversa que flagrou da dupla falando do passado. “Mas nunca poderia imaginar que fosse isso! E imagino que teve seus motivos para um dia ser mulher dele… Você amava o Silviano?”, questionará ela.
Em Império, Marta explica o motivo do casamento com Silviano
Marta dirá que só amou José Alfredo na vida e que o amor por Silviano é de amigo. “E esse casamento, então, como foi?”, irá perguntar a filha. “Eu era jovem, deslumbrada, e Silviano um homem atraente, rico, que me abriu portas. Eu queria me tornar importante em nosso meio social, e acho que toda mulher queria, naquela época de emancipação da condição feminina. As outras, não sei, mas eu cheguei lá. E aí, um dia, o casamento acabou”, contará ela.
Escrita por Aguinaldo Silva, a trama foi exibida pela primeira vez no período de 21 de julho de 2014 a 13 de março de 2015, em 203 capítulos. Contou com atuações de Alexandre Nero, Marina Ruy Barbosa, Lília Cabral, Marjorie Estiano, Leandra Leal, Drica Moraes, José Mayer, Caio Blat e Paulo Betti nos papeis principais.