Maria Bruaca (Isabel Teixeira) não gostará nada de quando Tenório (Murilo Benício) resolver trazer Zuleica (Aline Borges) e os filhos para morarem na fazenda em Pantanal. No entanto, diante da ousadia do marido, ela não pensará nem duas vezes antes de resolver pedir o divórcio a ele na trama adaptada por Bruno Luperi.
E tudo isso ocorrerá depois que a mãe de Guta (Julia Dalavia) tentar matar o marido e fugir de casa por não ter tido sucesso na empreitada. Dessa forma, ela, então, se mandará para a chalana de Eugênio (Almir Sater) a fim de ficar por lá até as coisas se resolverem. Na ocasião, José Leôncio (Marcos Palmeira) fará questão de acolhê-la e ainda, por sinal, apresentá-la a uma advogada para ficar responsável pelo divórcio.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Pantanal
Sendo assim, a personagem de Isabel Teixeira logo tomará ciência de que tem direito a herdar metade dos bens do cafajeste e, sem pensar duas vezes, iniciará o processo judicial. Por outro lado, o antagonista também ficará sabendo sobre o que a mulher pretende fazer e, por essa razão, acionará seus advogados para impedi-la de seguir adiante. Contudo, Tenório quebrará a cara, pois descobrirá que não dá certo.
Sem outra alternativa, o chifrudo decidirá ir atrás da esposa para, quem sabe, convencê-la a desistir de tudo. “Vamos esquecer tudo isso, Maria? Vamos voltar a viver juntos, como marido e mulher?”, vai propor o pilantra, após se humilhar e pedir desculpas a ela por ter a enganado durante todos esses anos. “E a outra?”, perguntará Bruaca. “Se você voltar comigo… Se você jurar que vai esquecer todo acontecido como eu tô jurando… Eu vou mandar ela de volta pra casa dela”, assegurará o peão.
Veja também: Zé Lucas desiste de ser peão, abandona disputa por sela de prata e ingressa na carreira política
Mesmo assim, Maria não se deixará levar por seus sentimentos e, consequentemente, não cairá no papo dele. “Se você quer paz, vá embora com ela e os filho dela e me deixa a fazenda. Do resto eu abro mão de tudo”, sentenciará ela, deixando-o revoltado.