Em O Rei do Gado, a morte do senador Caxias (Carlos Veneza) abala profundamente diversos personagens. Nos próximos capítulos da trama escrita por Benedito Ruy Barbosa, Rosa (Ana Rosa) se preocupa com o apartamento do político em Brasília e Marcos (Fábio Assunção) acaba oferecendo a sua ajuda para resolver o problema.
“Estou tão atordoada com tudo isso. Não faço ideia de como está a situação do apartamento dele em Brasília e nem sei como vou cuidar disso”, lamentará Rosa. “Bem, a senhora terá que ir até lá, não é, dona Rosinha?”, comenta Marcos.
“Vou ter que entregar o apartamento. Não sei se ele pagava aluguel, quanto pagava. Eu ultimamente não sabia praticamente nada a respeito da vida que o senador levava lá em Brasília“, falará a mulher. “Se a senhora quiser, eu posso ajudar a senhora a ver essas coisas, essa parte mais chata assim, eu posso ajudar”, oferece o playboy. A veterana, claro, aceita a ajuda e demonstra muita gratidão pela atitude do rapaz.
A morte do senador
Na trama, Caxias visita o acampamento dos sem-terra para mostrar seu apoio. Entretanto, enquanto ele e Regino (Jackson Antunes) andam pelo local, jagunços começam a segui-los, sem que eles possam perceber.
Veja também: Resumo dos capítulos da novela O Rei do Gado
Em determinado momento dessa caminhada, o senador é atingido por um tiro, que é fatal. De forma triste e melancólica, Caxias cai na terra, morto, em defesa da reforma agrária pela qual tanto lutou. A notícia logo se espalha e causa uma verdadeira comoção.
Escrita por Benedito Ruy Barbosa em 209 capítulos, a trama rural é protagonizada por Antônio Fagundes, Patricia Pillar, Raul Cortez, Glória Pires, Fábio Assunção, Silvia Pfeifer, Carlos Vereza e Stênio Garcia, e com direção de Luiz Fernando Carvalho.