Em Mulheres de Areia, Ruth (Glória Pires) concordou em assumir a identidade de sua irmã gêmea, Raquel, após um acidente de barco que deixou ambas em perigo. No entanto, a dificuldade de Ruth em agir como a irmã má a coloca em situações complicadas, levantando suspeitas sobre sua verdadeira identidade.
Virgílio (Raul Cortez) começa a desconfiar da troca de identidade entre as gêmeas, mas não tem provas concretas para expor a farsa. Ele começa a observar Ruth atentamente na esperança de pegá-la em uma mentira. Sua desconfiança aumenta quando ele a vê tossir após tentar fumar um cigarro, mas a gêmea boa continua mantendo a farsa.
A reviravolta na trama ocorre quando Ruth descobre que Raquel está viva e pretende retomar seu lugar. Ela decide revelar a verdade a Marcos (Guilherme Fontes). Para sua surpresa, Marcos já sabia da troca de identidade, mas havia guardado segredo. Ele confessa que sempre amou Ruth e que o que sentia por Raquel era uma obsessão doentia.
“Eu fui juntando as coisas, montando o que meu quebra-cabeça. Quando eu confirmei o que eu já sabia, eu me senti o homem mais feliz do mundo, porque eu sempre te amei e vou continuar te amando pro resto da minha vida”, falará o mocinho.
Revelação sobre Raquel
A revelação de que Raquel está viva acontece quando ela é encontrada em uma ilha deserta por sua mãe, Isaura (Laura Cardoso). Isaura a abriga em um barraco na praia, onde Raquel planeja retomar sua identidade na mansão de seus sogros.
Veja também: resumo dos capítulos de Mulheres de Areia
No entanto, ela mente para Ruth, alegando que não reapareceu antes para não prejudicá-la. Na verdade, seu objetivo é vingar-se de Ruth, insistindo em não se separar de Marcos e forçando sua irmã a se afastar permanentemente dele e retornar a Pontal d’Areia.
Vale ressaltar que Mulheres de Areia foi escrita por Ivani Ribeiro e exibida originalmente pela Globo em 1993 na faixa das 18h. O elenco conta com nomes como os de Glória Pires, Guilherme Fontes, Marcos Frota, Raul Cortez, Susana Vieira, Viviane Pasmanter, Humberto Martins e Sebastião Vasconcelos.