A crise no horário nobre da Globo é mais preocupante do que parece. Maior fracasso das 21h na história, Mania de Você é mais um problema para a emissora resolver após queda anual na audiência na faixa horária, que vem perdendo público desde o fim da pandemia, em 2021.
O folhetim de João Emanuel Carneiro afundou o horário das nove em uma crise que nem mesmo a fracassada Um Lugar ao Sol (2021) conseguiu. Mesmo indo ao ar quase inteiramente gravada, sem poder passar por mudanças no enredo, a trama de Lícia Manzo ao menos se manteve estável.
Mania de Você, no entanto, só acelerou ainda mais um problema que a Globo vem enfrentando há anos: a perda de telespectadores em sua principal faixa de dramaturgia.
Mania de Você espanta o público da Globo
A novela com o quarteto protagonista formado por Agatha Moreira (Luma), Gabz (Viola), Chay Suede (Mavi) e Nicolas Prattes (Rudá) acumula média de 21,1 pontos até o momento. É a pior audiência da história do horário das nove — essa, aliás, é uma marca que vem sendo atingida constantemente nos últimos anos.
O buraco que Mania de Você abriu na faixa das 21h vem desde o início. Em seu primeiro mês, entre 9 de setembro e 5 de outubro, a trama teve 21,9 pontos de média. Para se ter uma ideia do tamanho do problema que a Globo arranjou, nas quatro semanas anteriores (de 12 de agosto a 7 de setembro), a reta final de Renascer marcou 25,7 pontos.
É uma queda de cerca de 15% — ou 3,8 pontos — em apenas um mês. Provando que tudo o que está ruim pode piorar, a novela das nove de João Emanuel Carneiro fechou dezembro com a pior audiência mensal do horário: 19,5 pontos.
Crise no horário das nove
A faixa das 21h vem em queda desde 2019, quando fechou com 32,6 pontos na média anual, ante 35,2 do ano anterior. A principal queda, porém, veio em 2021, com o fim da pandemia: 27,9 pontos — em 2020, o índice havia sido de 31,8. Ou seja: 12% dos telespectadores do horário deixaram a Globo em um ano.
Em 2022, a média anual da novela das nove caiu novamente, dessa vez para 26,4 pontos. No ano seguinte, uma queda mais discreta, de apenas meio ponto, fechando 2023 com 25,9 pontos.
No entanto, a faixa voltou a sofrer uma queda acentuada com o fraco desempenho das tramas do ano passado. Em 2024, o horário das 21h teve média de apenas 24,3 pontos — a menor da história. Esse índice representa uma queda de quase 6% em relação ao ano anterior.