Sumida das novelas há anos, Rita Guedes voltou ao ar na reprise de Alma Gêmea (2005) na pele da periguete Kátia. Essa foi a primeira e última novela de Walcyr Carrasco que ela participou em sua carreira e o motivo foi uma intriga nos bastidores de outra produção.
Rita estreou na televisão na novela Despedida de Solteiro (1992) e emendou muitos trabalhos na Globo, até que em 2005 foi escalada para o elenco de Alma Gêmea. Na trama, que atualmente está em reprise no Vale a Pena Ver de Novo, ela interpretou a sensual e interesseira Kátia.
O trabalho foi o primeiro com o autor Walcyr Carrasco, que estreou na Globo cinco anos antes. No entanto, também ficou marcado por ser o último com o autor, com quem protagonizou uma confusão que classifica como “maldade” de outra pessoa.
Rita Guedes teve problema com autor
O sucesso de sua personagem em Alma Gêmea rendeu frutos. Após a novela, Carrasco decidiu repetir a parceria com Rita, dessa vez no teatro. Porém, o clima azedou de vez.
A atriz, que está fora das novelas desde Flor do Caribe (2013) — ela fez apenas uma participação em Malhação: Vidas Brasileiras (2018) desde então –, disse que foi vítima de uma intriga feita por um produtor de teatro que a deixou “queimada” com Walcyr Carrasco.
Em entrevista ao Podcast Papagaio Falante, Rita contou que recebeu um convite para participar de uma peça do novelista, mas que na época estava com planos para estudar nos Estados Unidos. Por conta disso, ela acertou com o produtor do espetáculo que estaria somente no primeiro mês e que depois sairia.
A peça, no entanto, sofreu com atrasos, o que fez com que a artista deixasse o elenco antes da estreia. O ocorrido provocou uma indisposição entre ela e o autor. “Foi maldade. Ele nunca chegou para o Walcyr para explicar que houve um atraso e que eu já tinha firmado outro compromisso nos Estados Unidos”, disse Rita.
Atriz de Alma Gêmea nunca mais fez novela de Walcyr Carrasco
Algum tempo depois do episódio, passou a circular na imprensa que Rita estaria em uma nova novela de Walcyr Carrasco, mas o autor rapidamente desmentiu a informação. “Ele respondeu que eu não iria mais trabalhar com ele. Eu estava nos Estados Unidos naquela época. Fiquei muito chateada, porque gosto muito dele”, afirmou ela.
A atriz garantiu que a polêmica ficou no passado e que ela e o autor já se acertaram. “A gente já fez as pazes. Foi um grande mal-entendido, depois a gente acabou conversando”, afirmou. Rita Guedes, no entanto, nunca mais fez nenhuma novela de Walcyr Carrasco após Alma Gêmea.