Com a estreia do remake de Renascer batendo à porta, chega a hora daquelas tradicionais revisitações ao time que fez parte do elenco da trama original, que foi ao ar em 1993. Um dos nomes mais proeminentes na trama foi Leonardo Vieira, que interpretou o jovem José Inocêncio na primeira fase do folhetim. Afastado das novelas há 7 anos, ele hoje leva uma vida pacata e discreta ao lado do marido fora do Brasil.
A participação de Leonardo Vieira em Renascer, mesmo tendo durado apenas quatro capítulos, foi a grande responsável por alçá-lo ao estrelato. Com passagens pela Manchete, ele foi contratado pela Globo e fez diversas novelas de sucesso no canal — como Suave Veneno (1999) e Senhora do Destino (2004) —, até ser contratado pela Record, canal que o tomou como uma de suas principais estrelas.
Envolvido em sucessos como Prova de Amor (2005), Os Mutantes (2008) e Vidas em Jogo (2011), o ator teve como sua última novela Os Dez Mandamentos (2015), também na emissora de Edir Macedo. Sempre discreto desde seu primeiro trabalho na Globo, ele teve sua vida revirada ao avesso um ano depois, quando foram divulgadas sem consentimento imagens do ator aos beijos com outro homem.
Veja também: Remake de Vale Tudo na Globo: quem será a Odete Roitman na nova versão?
Vieira, que nunca havia se pronunciado quanto à sua sexualidade, optou por revelar ser homossexual após a divulgação das imagens. “Fui arrancado do armário contra a minha vontade”, declarou ele, que não recebeu mais convites para novelas desde então — mesmo sendo considerado um dos atores mais talentosos e versáteis da história da televisão brasileira.
Atualmente morando em Portugal, Leonardo Vieira está com 55 anos e vive com o marido Leandro Fonseca, com quem é casado desde 2018 e está junto há mais de 15 anos. Longe das amarras do “armário”, o ator já não tem mais tanto receio de falar sobre sua vida profissional, tendo, inclusive, feito uma declaração para o amado em seu aniversário, no último dia 28 de dezembro.