Ator que participou de uma das primeiras novelas da história da Globo, Sebastião Vasconcelos encerrou sua vida de forma melancólica após ser demitido da emissora. Atualmente no ar nas reprises de Cabocla (2004) e Tieta (1989), o veterano perdeu a vontade de viver em seus últimos anos de vida.
Em Cabocla, o artista interpretou o Seu Felício, marido de Generosa (Vera Holtz) e pai de Tobias (Malvino Salvador) e Tina (Maria Flor). Já em Tieta, ele deu vida a Zé Esteves, o pai da protagonista interpretada por Betty Faria.
Vasconcelos passou quase toda a sua carreira na Globo. Ele, que estreou na emissora em O Sheik de Agadir (1966), esteve em produções como Saramandaia (1976), Sétimo Sentido (1982), Selva de Pedra (1986), Vale Tudo (1988), Mulheres de Areia (1993), Corpo Dourado (1998) e O Clone (2001).
Seu último trabalho na emissora foi justamente na segunda versão de Cabocla, em 2004. No entanto, depois disso, ele nunca mais trabalhou na emissora.
O veterano passou alguns anos fora da televisão, até ser contratado pela Record. No canal paulista, ele fez suas últimas novelas na carreira: Caminhos do Coração (2007) e Os Mutantes (2008).
O fim melancólico de Sebastião Vasconcelos
Depois de uma longa carreira de sucesso nas novelas, Sebastião Vasconcelos sofreu com um fim bastante triste. Sem trabalho, ele entrou em depressão e chegou até a se recusar a comer e tomar os remédios que o mantinham saudável.
Sem se cuidar como devia, o veterano passou a ter problemas de saúde que o levaram a internações constantes em seus últimos anos de vida. “Sebastião andava muito triste e rebelde. Desde o início desse ano [2013], ele se recusava a tomar os remédios e até a comer”, contou Vilma Costa, esposa do ator, em entrevista ao UOL, em 2013.
Ela explicou que percebeu a doença do marido somente depois de uma internação. “Ele emagreceu muito, ficou bem fraquinho e aí resolvemos interná-lo. O médico foi quem descobriu e diagnosticou que ele estava com pneumonia, porque a gente não sabia”, relatou.
Ator de Tieta morreu triste com a Globo
O ator ficou ainda mais deprimido diante dos problemas de saúde, mas ele estava triste desde que a Globo o dispensou. “Isso para ele é praticamente a morte, perdeu o interesse em viver. Ele sentiu mesmo o golpe quando a Globo não renovou seu contrato. Fez uns trabalhos aqui, outros ali, mas não era a mesma coisa”, revelou Vilma.
Sebastião Vasconcelos morreu no dia 15 de julho de 2013, aos 86 anos, no Rio de Janeiro. A causa da morte foi uma parada cardiorrespiratória. Além da esposa, Vilma, com quem ficou casado durante 54 anos, ele também deixou dois filhos: Luiz Felipe e Luiz Roberto.