Em Cabocla, Macário (Oscar Magrini) verá seu plano de casar Gustavo com Belinha (Regiane Alves) ir por água abaixo. Nos próximos capítulos, ele visitará o jovem no Rio de Janeiro e descobrirá que Gustavo já está casado com outra mulher. Para piorar, o capitão ficará sabendo que o rapaz abandonou a faculdade há muito tempo e vive na vagabundagem, sendo sustentado pelo pai.
Diante da gravidade da situação, Macário decidirá enfrentar o problema e contará toda a verdade a Boanerges (Tony Ramos). O personagem de Oscar Magrini revelará as falhas de caráter de Gustavo e, inevitavelmente, romperá o noivado. Sua vergonha será ainda maior, pois sabe que também tem uma parcela de culpa nessa história.
Revoltado, Boanerges confrontará Macário e exigirá saber quem escrevia as cartas de amor para Belinha, já que Gustavo é casado. Visivelmente nervoso, Macário abrirá o jogo e confessará que, na verdade, as cartas eram escritas por Xexéu (Fernando Petelinkar), a mando dele.
Furioso com toda a enganação, Boanerges exigirá que Emerenciana (Patrícia Pillar) lhe entregue as cartas de Gustavo. Ele quer ler exatamente o que o rapaz escrevia para sua filha, para descobrir até que ponto chegava sua desonestidade. O problema, porém, é que boa parte das cartas não foi escrita por Gustavo, mas por Neco. Por isso, Emerenciana fará de tudo para convencer o marido a desistir de lê-las.