Em Cabocla, um dos momentos mais tristes da trama acontece quando Emerenciana (Patrícia Pillar) entra em trabalho de parto. Apesar da expectativa de felicidade, a cena se transforma em uma tragédia quando o bebê nasce sem vida. Esse acontecimento também será um dos momentos mais dolorosos da vida de Boanerges (Tony Ramos) e até mesmo Justino (Mauro Mendonça) se verá tocado pela situação.
O coronel, que sempre foi retratado como uma figura forte e resistente, se vê devastado pelo luto após a perda do filho. Generosa (Vera Holtz), que ajuda no parto, é a primeira a perceber que algo não está bem e, com muito pesar, dá a triste notícia a seu compadre.
A revelação da morte do bebê faz Boanerges desabar emocionalmente. Em um momento de grande dor, ele se abre para o primo Luís (Daniel de Oliveira). “Eu já tinha até escolhido um nome pra ele… Pro meu menino… Por que Deus fez isso comigo, primo? Por que é que ele levou o meu menino?”, questiona o coronel.
A cena do funeral é uma das mais marcantes da novela. Boanerges carrega o caixão do filho nos braços até o cemitério, e a dor do casal se espalha pela cidade. Os moradores se solidarizam com o luto, e até Zaqueu (Alexandre Rodrigues) decide fechar sua venda em respeito, enquanto Justino demonstra pesar e pede que Neco (Danton Mello) e Mariquinha (Carolina Kasting) vão até a fazenda do rival para oferecer apoio a Emerenciana.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Cabocla
Escrita por Benedito Ruy Barbosa e com direção de núcleo de Ricardo Waddington, Cabocla foi exibida originalmente pela Globo em 2004, e é protagonizada por Daniel de Oliveira e Vanessa Giácomo. A novela também contou com participações estrelares de atores como Tony Ramos, Reginaldo Faria, Patrícia Pillar, Elena Toledo, Othon Bastos, Otávio Augusto e Jussara Freire.