O México parou com a notícia da morte de uma das atrizes de ouro da teledramaturgia do país. Estamos falando de Rosita Quintana. Ela nos deixou na última segunda-feira, 23 de agosto, e sua morte foi anunciada apenas dias depois. Em Abraça-me Muito Forte exibida pelo SBT em 2001 e 2014, ela fez o papel mais lembrado de sua carreira: a Edwiges da Cruz e Ferreira. Portanto, aproveitaremos para homenageá-la relembrando as personagens em que ela mais se destacou.
La Intrusa
Sabe a novela A Usurpadora, fenômeno da Televisa em 1998 e que ganhou os corações dos brasileiros pelo SBT? Foi baseada em La Intrusa, novela que também fez sucesso quando foi produzida e exibida no ano de 1986 pela RCTV da Venezuela. Rosita Quintana tinha um papel de destaque na trama, interpretando Renata Rossi, uma das integrantes da Família Rossi. Em A Usurpadora, a Família Rossi foi batizada de Família Bracho.
Veja também – Saiba tudo sobre Te Dou a Vida, substituta de Amores Verdadeiros no SBT
La Dueña
Sucesso no Brasil, A Dona foi baseada em La Dueña, escrita por Florinda Meza (a intérprete de Dona Florinda, do Chaves), no ano de 1995. La Dueña foi importada de um formato de telenovela homônima da Venezuela em 1972 e, em todas as suas versões, teve boa aceitação do público. Em sua primeira versão mexicana, La Dueña teve Rosita Quintana no elenco, vivendo a personagem Emma de Cortés.
Rencor Apasionado
Protagonizada por Natalia Esperón, a Adriana de Amores Verdadeiros, Rencor teve audiência e repercussão mornas. Porém, tinha um elenco de peso sendo um deles a nossa saudosa Rosita Quintana. Diante de sua audiência não tão expressiva, o SBT não se interessou na novela e ela nunca foi exibida no Brasil. Em Rencor Apasionado, Rosita era a Angelita.
Veja também – Morte e sumiço de corpo: atriz de Marimar foi assassinada e revelação do crime chocou o México
Abraça-me Muito Forte
Esta novela tem o papel mais marcante de Rosita Quintana para os brasileiros. Isto porque, o título foi reprisado recentemente no ano de 2014 e é lembrado por assustar o SBT diante das constantes quedas de audiência. Porém, aos noveleiros mais clássicos, podem resgatar em sua memória que a novela teve um fracasso inesperado em sua última reprise no SBT, uma vez que sua primeira exibição no ano de 2001 teve bons índices. A última exibição de Abraça-me Muito Forte foi na TV paga, no canal TLN Network entre 2019 e 2020. Rosita contracenava na novela com a sua melhor amiga, a atriz Lilia Aragón que também morreu há poucos dias. Elas interpretavam as irmãs Cruz e Ferreira.