A decisão tomada por Luísa (Mariana Ximenes) de voltar com o marido e o filho para a França vai se desfazer repentinamente nos próximos capítulos de Nos Tempos do Imperador. Isso porque, depois de pedir demissão a Dom Pedro II (Selton Mello) de seu cargo de preceptora das filhas dele, a condessa de Barral resolverá continuar no Brasil, principalmente por causa do monarca, que ficará surpreso com a notícia na trama inédita de Thereza Falcão e Alessandro Marson.
Tudo acontecerá quando Eugênio (Thierry Tremourox) descobrir que sua mulher está tendo um caso com o marido de Teresa Cristina (Letícia Sabatella), após achar uma carta de amor escrita pelo protagonista dentro de uma gaveta, fato este que resultará em uma séria discussão entre o casal. No entanto, essa parte não será vista pelo público.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Nos Tempos do Imperador
Já no dia seguinte, a personagem de Letícia Sabatella dará de cara com a rival juntamente com Isabel (Any Maia) e Leopoldina (Melissa Nóbrega), no momento em que estiver procurando suas herdeiras pelo palácio, e, com isso, se assustará, pois pensava que a nobre havia ido embora do país.
“A condessa não viajou, mamãe. Ela vai ficar”, disparará Isabel, animada. Em contrapartida, a imperatriz fingirá não estar surpresa com a informação, mas, depois disso, ela se retirará de perto das três para colocar todo o seu sentimento para fora.
Veja também: Samuel tira virgindade de Pilar e os dois fazem amor pela 1ª vez
Na sequência, a mãe de Dominique (Thor Becker) aparecerá conversando com Pedro: “Quando falo que fiquei no Brasil por sua causa, é porque o senhor me confiou uma missão da maior importância para o país. E assim como meu pai serviu ao seu pai e ao senhor, eu me sinto no dever de fazer o mesmo”, explicará a abolicionista. “Dê a sua permanência o nome que quiser. O que importa, para mim, é que estamos próximos, novamente”, celebrará o imperador.