Em Nos Tempos do Imperador, Tonico (Alexandre Nero) invadirá o casamento de Pilar (Gabriela Medvedovski) e Samuel (Michel Gomes) e revelará a verdadeira identidade do homem. Assim, todos saberão que o engenheiro se chama Jorge e que a carta de alforria era falsa. Nisso, chegarão ao nome de Luísa (Mariana Ximenes).
Acontece que a Condessa de Barral foi a responsável pela falsificação, dessa forma Borges (Danilo Dal Farra) ficará em sua cola até ela pagar pelo crime. Quem acompanha a novela sabe que o delegado nunca engoliu o fato da amante de Pedro (Selton Melo) e Justina (Cinnara Leal) facilitarem a fuga dos escravizados que ele comprou em um leilão.
Por isso, Borges fará questão de chamar Luísa para depor nas cenas seguintes. Ela jurará de pé junto que não falsificou nenhuma carta de alforria, mas o delegado não se dará por convencido. Com medo de ser presa, Luísa anunciará a Dom Pedro II e a Teresa Cristina (Leticia Sabatella) que terá de deixar o país.
Veja também – Bárbara perde Christian e ele volta para os braços de Lara em cena impactante
A Condessa de Barral inventará que Eugênio (Thierry Tremouroux) está gravemente doente e terá de embarcar para a França já no dia seguinte. Desesperado, Dom Pedro não deixará sua alma gêmea escapar por entre os seus dedos. Ele perseguirá a carruagem da nobre a caminho do porto do Rio de Janeiro até alcançá-la.
Mas, Luísa se mostrará irredutível. Dom Pedro II cairá no choro ao ver a amante subir em um navio rumo à Europa, assim como aconteceu na vida real. Vale lembrar que a verdadeira Luísa foi embora do Brasil logo depois dos casamentos das princesas Isabel e Leopoldina, mas continuou se correspondendo com o amante.