Acusada por Tonico (Alexandre Nero) de falsificar a carta de alforria de Samuel (Michel Gomes), Luísa (Mariana Ximenes) decidirá ir embora do Brasil e abandonar tudo com o objetivo de retornar para a Europa em prol de não ser levada para a cadeia em Nos Tempos do Imperador.
Depois de ser desmascarada pelo vilão em pleno casamento do engenheiro com Pilar (Gabriela Medvedovski), no qual resultou na prisão do protagonista, a personagem de Mariana Ximenes acabará se vendo pressionada a contar toda a verdade para Dom Pedro II (Selton Mello) sobre a ajuda dada por ela ao amigo. Sendo assim, o marido de Teresa Cristina (Letícia Sabatella) se mostrará bastante revoltado com a amante, mas dirá que irá ajudá-la.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Nos Tempos do Imperador
No entanto, quando Borges (Danilo Dal Farra) convocá-la para prestar depoimento, a condessa de Barral alegará que Jorge/Samuel “sempre trabalhou como homem livre no engenho do pai dela no Recôncavo Baiano”. Depois disso, a personagem de Mariana Ximenes não pensará nem mesmo duas vezes antes de se evadir do país sob a desculpa de que precisa visitar Eugênio (Thierry Tremouroux) na Europa porque ele está doente.
“Você vai embora assim? Sem nos dar a chance de uma despedida digna do nosso amor, de tudo o que vivemos?”, questionará o pai de Isabel (Giulia Gayoso), ao interceptar a carruagem dela a caminho do porto do Rio de Janeiro, por não concordar com a partida da amada. “Mesmo distante, eu continuarei te amando da mesma forma. Para sempre”, sentenciará a mocinha, convicta de sua decisão. As cenas estão previstas para irem ao ar no próximo dia 23, na sua novela das seis.