Em Cabocla, Luís (Daniel de Oliveira) ficará gravemente doente, sofrendo com febres e tosses intensas, temendo morrer e deixar Zuca (Vanessa Giácomo). Contudo, a jovem, profundamente apaixonada pelo “doutorzinho”, insistirá em permanecer ao lado dele. Diante disso, o bonitão tirará a aliança de compromisso na frente dela e afirmará que ela está livre para seguir o próprio destino.
A princípio, Zuca entrará no quarto de Luís e afirmará que ficará ao lado dele até que melhore. Ele, no entanto, pedirá para ela ir embora. A jovem, com lágrimas nos olhos, insistirá: “Eu sou tua noiva, não sou? Sou a mulher que você ama e escolheu para viver o resto da vida”, bradará. Luís, porém, tirará a aliança do dedo e responderá: “Não é mais. Você agora é livre, Zuca”, disparará o enfermo.
Logo em seguida, Luís pedirá a aliança de Zuca, mas ela se recusará: “Só depois de morta! E nem assim, porque vou querer ser enterrada com ela. Você me deu como prova do teu amor, Luís, lembra?”. “Eu não tenho esse direito, Zuca. Você tem a vida toda pela frente”, lamentará o advogado. “Eu prefiro morrer a viver sem você (…) Sem você, eu ia morrer de tristeza“, declarará Zuca, que implorará ao amado para colocar a aliança de volta no dedo.
Por fim, chorando, Luís desabafará: “Me ajuda, Zuca. Me ajuda, eu não posso morrer”, finalizará ele, com medo de não conseguir resistir a tuberculose.
Escrita por Benedito Ruy Barbosa e com direção de núcleo de Ricardo Waddington, Cabocla foi exibida originalmente pela Globo em 2004, e é protagonizada por Daniel de Oliveira e Vanessa Giácomo. A novela também contou com participações estrelares de atores como Tony Ramos, Reginaldo Faria, Patrícia Pillar, Elena Toledo, Othon Bastos, Otávio Augusto e Jussara Freire.