Em Terra e Paixão, Lucinda (Débora Falabella) exerce uma posição de liderança dentro da cooperativa de agricultores. Seu objetivo é auxiliar uma ampla gama de pessoas, mas acaba sendo impedida de comercializar sementes para Aline (Bárbara Reis).
Acontece que Antônio (Tony Ramos), fundador do grupo, não permite que a sua rival usufrua de qualquer benefício do grupo e trata logo de passar esse recado para Tadeu (Claudio Gabriel). Aline até tenta, porém, não consegue se tornar membro da cooperativa.
Com isso, Caio (Cauã Reymond) decide auxiliar a professora e solicita a Ademir (Charles Fricks) que adquira as sementes e as entregue na casa da mocinha, que até fica surpresa ao receber os sacos de sementes, mas posteriormente descobre a identidade do doador. Contudo, ela não aceita mais ajuda do filho de seu grande oponente e decide recusar a encomenda.
Lucinda se torna aliada de Aline
A partir desse momento, Lucinda entrará em cena. Ela percebe que Aline está tentando recomeçar sua vida e enfrenta essa situação bastante complicada. Por essa razão, age de forma benevolente e se oferece para se tornar uma grande aliada da protagonista.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Terra e Paixão
Sem o conhecimento de Antônio, Lucinda declara que encontrará uma maneira para Aline obter defensores agrícolas que protejam sua plantação. Espertamente, a mulher solicita a Ademir que faça uma compra de sementes e as envie para a professora. Tudo, claro, ocorre secretamente, e nem Tadeu nem o poderoso suspeitam de algo. Aos poucos, as duas mulheres se tornam grandes amigas na luta contra os poderosos da região.
Vale ressaltar que Terra e Paixão é escrita por Walcyr Carrasco e tem direção artística de Luiz Henrique Rios. O elenco conta com nomes como os de Barbara Reis, Tony Ramos, Glória Pires, Cauã Reymond, Johnny Massaro, Suzana Vieira, Paulo Lessa, Agatha Moreira, Débora Falabella, Rainer Cadete, Tatá Werneck, entre outros.