Em O Rei do Gado, Luana (Patrícia Pillar) surgirá trabalhando pesado do corte de cana e sofrerá com o trabalho pesado. Ela, por sua vez, acabará machucando o punho e será ajudada pela colega Maria (Cyria Coentro), que junto com a mãe dela, Joana (Ilva Niño), acolherão Luana em sua casa humilde.
Enquanto isso, Bruno (Antônio Fagundes) sofrerá horrores com o sumiço de Luana. “Ela está grávida, deve estar precisando de ajuda… Mas não é de dar o braço a torcer”. Júlia (Maria Helena Pader) perceberá a situação triste do patrão e ficará penalizada. “Ou então ela tá fugindo de mim também”, prosseguirá ele.
Na sequência, Luana aparecerá abrigada na casa onde Maria mora com a mãe. “A Luana é guerreira, mãe”, falará a moça. Luana ficará agradecida. “A gente gosta muito de ocê”, ressaltará Maria. “Gostamos, já não tamo mais tão sozinha”, completará Joana.
Luana, por sua vez, abrirá um sorriso. “Nem eu vou ficar”, falará. Maria vai perguntar quantos meses de gestação a moça está. Luana não saberá responder, porque perdeu a conta. Dona Joana, então, questionará o paradeiro do pai da criança. “Essa criança não tem pai”, bradará Luana.
A senhora questionará se é obra do “espírito santo”. Luana ficará incomodada, mas responderá: “Não, obra de um amor que não deu certo”. Em seguida, a moça se desculpa com a dona da casa e falará que não foi para lá para chorar suas mágoas.
Escrita por Benedito Ruy Barbosa em 209 capítulos, a trama é protagonizada por Antônio Fagundes, Patricia Pillar, Raul Cortez, Glória Pires, Fábio Assunção, Silvia Pfeifer, Carlos Vereza e Stênio Garcia.