Lota (Paula Cohen) acabará enfrentando um verdadeiro choque de realidade assim que souber da trágica morte de Bernardinho (Gabriel Fuentes) durante a Guerra do Paraguai em Nos Tempos do Imperador. Mesmo assim, a mulher não se intimidará perante o ocorrido e, com isso, peitará Tonico (Alexandre Nero), chegando até a ameaçá-lo na trama inédita de Thereza Falcão e Alessandro Marson.
E o responsável por anunciar a tragédia para a veterana será Augusto (Gil Coelho). Na ocasião, a personagem de Paula Cohen ficará chocada com o que ouve e cairá em lágrimas perante o acontecimento, sendo necessário receber o amparo de Nélio (João Pedro Zappa) e Lupita (Roberta Rodrigues).
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Nos Tempos do Imperador
Depois disso, Lota comparecerá ao enterro do filho cercada de forte comoção, e lá verá o herdeiro receber honrarias destinadas aos heróis da Guerra do Paraguai. Após o encerramento da cerimônia, ela, então, decidirá sair em busca do deputado para tirar satisfações. Lá, a viúva de Batista (Ernani Moraes) deixará claro que não sossegará enquanto o vilão não pagar por todos os seus crimes cometidos na novela das seis. As cenas vão ao ar na próxima semana.
Primeira novela inédita a começar a ser exibida após a explosão da pandemia de Coronavírus pela Globo, Nos Tempos do Imperador é uma espécie de continuação de Novo Mundo, exibida em 2017. Escrita por Thereza Falcão e Alessandro Marson, a trama conta a história de Dom Pedro II, o último imperador do Brasil.