Em Nos Tempos do Imperador, Tonico (Alexandre Nero) armou para se vingar de Nélio (João Pedro Zappa) e mandou Bernardinho (Gabriel Fuentes) para a Guerra do Paraguai. Na ocasião, o político embriagou o rapaz e decidiu colocá-lo no navio que levava os soldados diretamente para o combate.
Apesar de ter recebido uma oportunidade para voltar, Bernardinho quis continuar na guerra para mostrar seu valor para a família. Contudo, nos próximos capítulos da trama o filho de (Paula Cohen) acabará sendo morto. Tudo acontecerá quando ele invadir o palácio do inimigo em Assunção, capital do Paraguai.
Veja também – Diretores de Caminho das Índias entraram em pânico diante de suposta gravidez no elenco
Após ser baleado pelas costas, Bernardinho fará um último pedido a Samuel (Michel Gomes). “Fala para minha mãe que eu lutei como um homem de verdade. E obrigado por acreditar em mim”, dirá o rapaz. Nas cenas seguintes, Lota será comunicada a respeito da morte através de Augusto (Gil Coelho). Ela cairá em prantos.
Nélio e Lupita (Roberta Rodrigues), então, irão ampará-la da melhor forma. Bernardinho, por sua vez, será enterrado sob forte comoção e com honrarias destinadas aos heróis da Guerra do Paraguai. Lota não se conformará com a trágica morte de seu filho e procurará Tonico para ameaçá-lo na novela Nos Tempos do Imperador.