Em A Favorita, chegará a notícia que Donatela (Claudia Raia) morreu num incêndio na prisão e isso causará o maior espanto para a família Fontini. Por outro lado, Lara (Mariana Ximenes) ficará revoltada ao descobrir que seus avós não irão enterrá-la no jazigo da família e brigará com Irene (Glória Menezes).
A princípio, Donatela, com a ajuda de Diva, conseguirá fugir da cadeia. Logo em seguida, um incêndio tomará de conta do presídio e a personagem de Claudia Raia será dada como morta. O repórter, então, anunciará na imprensa a tragédia e todos ficarão incrédulos.
Mais tarde, ao ficar sabendo de tudo, Lara confrontará Irene: “Como é que é? Vocês vão ter coragem de enfiar a minha mãe numa gaveta nos fundo do cemitério como se ela fosse uma indigente?”, perguntará Lara. “Lara, minha filha, você há de convir que nós não podemos enterrar Donatela no jazigo da família ao lado do seu pai, o homem que ela matou”, rebaterá Irene.
“Pois então eu vou encontrar um outro jazigo para ela. Porque eu faço questão de dar um enterro digno para a minha mãe! Pode deixar que eu vou arcar com todas as despesas”, falará a personagem de Mariana Ximenes, com lágrimas nos olhos.
Irene tentará se explicar dizendo que amor de Donatela por Lara nunca foi sincero: “Ela usou você para pegar o dinheiro do seu avô”. “Como é que você pode falar assim dela? A Donatela está morta!”, continuará a loira, gerando um climão.
A trama foi escrita por João Emanuel Carneiro (mesmo autor de Avenida Brasil), protagonizada por Claudia Raia e antagonizada por Patrícia Pillar em 197 capítulos. A produção da Globo contou ainda com Mariana Ximenes, Cauã Reymond, Murilo Benício, Carmo Dalla Vecchia, Ary Fontoura e Giulia Gam no elenco principal.