Em Cabocla, Justino (Mauro Mendonça) revelará suas intenções sombrias em relação às terras de Felício (Sebastião Vasconcelos). Sempre desconfiado de que o agricultor não possui a escritura da sua fazenda, que faz divisa com suas propriedades, o coronel decide contratar um tabelião para investigar melhor a situação.
Assim, o profissional faz uma pesquisa minuciosa nos registros do cartório local e, após algum tempo, retorna com a confirmação das suspeitas do coronel: Felício, de fato, vive em uma terra sem escritura. O tabelião explica que não há registro nos livros do cartório que comprove a compra dessas terras por Felício.
Segundo ele, o veterano chegou no local, desmatou a área, construiu sua casa e permaneceu por lá, sem que ninguém reclamasse a posse da terra. Isso dá a Justino uma oportunidade de tomar a propriedade do agricultor, desde que ofereça uma indenização, como sugere o tabelião, mantendo uma fachada de legalidade.
Fingindo ser um homem justo, ele decide fazer uma oferta pela fazenda de Felício, surpreendendo o agricultor. Durante a conversa, Justino deixa clara sua intenção de adquirir o sítio.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Cabocla
Felício, no entanto, recusa a oferta, mesmo sem a documentação legal. Porém, Justino não desiste e insiste para que o homem avalie a proposta e pense sobre o valor que desejaria pela propriedade, mas acaba fazendo uma ameaça velada. “Às vezes quem não quer vender, acaba perdendo”, dirá o coronel, insinuando que, caso Felício não aceite vender as terras, poderá sofrer consequências.
Escrita por Benedito Ruy Barbosa e com direção de núcleo de Ricardo Waddington, Cabocla foi exibida originalmente pela Globo em 2004, e é protagonizada por Daniel de Oliveira e Vanessa Giácomo. A novela também contou com participações estrelares de atores como Tony Ramos, Reginaldo Faria, Patrícia Pillar, Elena Toledo, Othon Bastos, Otávio Augusto e Jussara Freire.